Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor:

Encontre a Tostati nas Redes Sociais:

7 dicas de como fazer café especial em casa com qualidade

6 vantagens da pré-infusão no preparo de cafés especiais

Você já foi preparar o café, jogou a água para molhar o pó e notou que algumas áreas ficaram encharcadas enquanto outras permaneceram secas?

Se você gosta de beber um café saboroso é interessante aprender a preparar o pó para a extração de maneira uniforme. Venha aprender sobre essa etapa importante no preparo de cafés especiais, a pré-infusão.

A pré-infusão é uma palavra que aparece regularmente nas conversas sobre o preparo do café e visa resolver o problema da extração inconsistente.

Embora possa parecer um recurso sofisticado ou apenas mais um termo no universo dos cafés especiais, ela é bem simples. De modo geral, a pré-infusão contribui para uma xícara mais saborosa, portanto, lembre-se sempre:

A pré-infusão é sua amiga.

Aqui está o que você deve saber sobre a pré-infusão e por que ela cria uma xícara melhor:

1 – A ideia Básica da Pré-Infusão

Vamos começar com o básico. A pré-infusão é uma técnica utilizada para extrair mais do que há de melhor no café, portanto, é utilizada quando você tem cafés de qualidade em mãos. Não adianta fazer isso com o queimadão do supermercado.

Para fazer a  pré-infusão é necessário derramar um pouco de água quente sobre o café. Isso funciona como uma “ativação” do café, fazendo com que os sabores sejam liberados com mais facilidade durante a extração (a infusão).

“Mas quem iria querer isso?”, ou seja: por que fazemos pré-infusão?

Uma vez que nosso café tenha sido pré-infundido, os derramamentos subsequentes causam a extração de substâncias solúveis.

2 – Quando usar a Pré-Infusão?

Todos os métodos onde o fluxo de água passa livre através do café apenas uma vez e depois cai na xícara ou em outro recipiente requerem pré-infusão para extrair o melhor dos grãos. Isso se aplica, por exemplo, a métodos como o V60 ou Chemex.

Desse modo, você deve pensar em utilizar a pré-infusão quando quiser manipular a extração de modo a extrair mais substâncias do café, fornecendo bebidas mais intensas e encorpadas.  Ou fazendo o contrário, um tempo menor de pré-infusão conduz a cafés mais suaves.

Observe que o controle do tempo de infusão já é utilizado em outros métodos nos quais o café está em constante contato com toda a água, como na prensa francesa ou imersão em Clever. Neste caso, o simples despejo de água substitui a pré-infusão e a intensidade é controlada pelo tempo de imersão do café.

3 – Como fazer a Pré-Infusão?

  1. Você deve derramar água quente sobre o café até ele ficar molhado por completo.
  2. Pare de adicionar água quando começar a gotejar.
  3. Aguarde por 30 segundos.
  4. Continue com a extração, adicionando o restante da água para “passar” o café.

Simples, não é?

Se você fez tudo certo até aqui já tem o necessário para melhorar o seu café especial e evitar que ele apresente as conhecidas “notas de batata” por não extrair sabor nenhum e ficar “ralo”.

Nesse processo, o café incha, libera suas substâncias e se livra do dióxido de carbono (aquelas borbulhas que aparecem quando você despeja água quente no pó).

Após a pré-infusão, o grão moído está pronto para receber mais água e são formados canais para a água entrar e escorrer por todo o café de modo homogêneo sem utilizar caminhos preferenciais (Fig. 3).

7 dicas de como fazer café especial em casa com qualidade

Fig. 4: O uso da pré-infusão no café espresso é comum em máquinas automáticas.

4 – A Pré-Infusão no Café Espresso

Em máquinas de espresso profissionais (Fig. 4) a pré-infusão é o processo de embeber levemente a borra de café por um curto período de tempo antes de aplicar a pressão de infusão desejada para criar uma extração mais uniforme.

A pré-infusão da borra de café ajuda a evitar a canalização – é quando a água escolhe o caminho de menor resistência, evitando borra de café próxima para áreas menos densas e mais fáceis de fluir, resultando em uma extração insuficiente e uma dose de espresso com atributos de sabor abaixo do esperado.

O uso da pré-infusão no café espresso é comum em máquinas automáticas.

Fig. 4: O uso da pré-infusão no café espresso é comum em máquinas automáticas.

5 – E se eu fizer o Café Especial sem Pré-Infusão?

A pré-infusão desempenha um papel importante – é o prelúdio da infusão. É o momento de preparo no qual se evita que o café especial extraído torne-se plano (flat), sem acidez ou doçura adequada, além de ajudar a manter o tempo certo de infusão.

Pré-infusões de 30 segundos são suficientes para você notar uma diferença significativa nos seus primeiros testes.

6 – 6 Vantagens da Pré-Infusão no Preparo de Cafés Especiais

  1. intensifica o sabor
  2. melhora o corpo
  3. facilita sentir as notas do café
  4. evita as notas de batata
  5. extração homogênea
  6. simples de aplicar, alto benefício

Abraços cafeinados!

Se quiser ficar na nossa sintonia cafeinada, deixe seu nome e e-mail abaixo:

    Postar um Comentário