O Que São Cafés Especiais? O Guia Definitivo
Nossos abraços cafeinados e saudações a você, querido(a) leitor(a) e entusiasta em cafés que chegou aqui movido(a) pela curiosidade sobre o universo dos cafés especiais.
Esse é o nosso primeiro post da Série “O Que São Cafés Especiais?”, pelo qual queremos te mostrar de modo simples e didático as diferenças entre os cafés do grão à xícara e as características que tornam tão poucos deles “especiais”.
Esse material irá te auxiliar na sua jornada de sabores, recheada de curiosidades sobre essa bebida que alegra as manhãs de diversos lares.
Cada item aqui será linkado em um texto sequencial para que você percorra a sua jornada cafeinada de modo fluido, sem precisar “caçar” informações em outros lugares, acompanhe:
1) Arábica ou Canéfora?
Nesse post (Fig. 1) vamos abordar as principais diferenças entre os cafés das espécies Coffea arabica (Arábica) e Coffea canephora (Canéfora), além das principais cultivares de cada espécie, com um presentinho (mas só pra quem ler até o final).
Todas as espécies de café são “primas” unidas pela mesma família (Rubiaceae) e pertencentes ao mesmo gênero (Coffea), porém, apenas duas são economicamente importantes sob a forma de commodities valiosas para o Brasil.
Sim, nós sabemos que você já viu o formato dos grãos de cada uma das espécies em outros lugares, então vamos propor algo diferente: Conheça as principais diferenças entre elas:
Leia Mais Aqui.
2) Muito além da Embalagem: Os 5 Tipos de Cafés
Se você já se perguntou quais são as qualidades de cafés encontradas nos mercados brasileiros, então esse post veio para tirar essa dúvida na hora certa!
Nesse post (Fig. 2) vamos falar sobre as diferenças entre os 5 tipos de cafés comercializados no mercado brasileiro, as descrições podem parecer sutis, mas as xícaras certamente surpreendem!
Aqui você vai encontrar respostas que te darão um norte sobre o que é um café gourmet, como escolher um bom pó de café, qual a diferença entre o café extra-forte e o tradicional, dentre outras.
Embarque conosco nessa aventura cafeinada e entenda de uma vez por todas essas diferenças e como a qualidade da bebida pode ser identificada a partir da classificação do café.
Quer saber a diferença entre um café Tradicional e um Gourmet?
Leia Mais Aqui.
3) As Classificações Brasileiras de Cafés
O Brasil é o maior exportador de café do mundo, talvez você já imagine que nós temos nossas próprias regras e escalas para padronizar cafés. É interessante entender quais são as classificações brasileiras de cafés e quando utilizá-las.
Se você tem interesse em conhecer a Classificação Oficial Brasileira que seleciona os cafés pelos seus defeitos (Fig. 3) e outras classificações, confira esse post:
Leia Mais Aqui.
4) Quantos Pontos Tem esse Café? O Protocolo SCA de Cafés Especiais
A definição de um café ser, ou não ser, especial vai muito além dos 80 pontos SCA. Reunimos aqui os 11 atributos do Protocolo SCA com explicações detalhadas sobre eles para que você entenda de modo detalhado como esse sistema de padronização é útil e pode ajudar na escolha do seu próximo café favorito.
Em 1974 Erna Knutsen introduziu o termo café especial com o significado de um café com os melhores sabores produzidos em micro climas especiais. Mas isso não bastava para o mercado de cafés finos, era necessária uma padronização e quantificação que permitisse comparações entre cafés diferentes e de alta qualidade.
Se você sempre quis saber como um coffee lover do outro lado do mundo consegue se comunicar com alguém a partir de uma língua em comum, esse é o post ideal para você aprender sobre a linguagem universal dos cafés Especiais, o Protocolo SCA (Fig. 4). Confira:
O Protocolo SCA não é o único protocolo utilizado no mundo, outras organizações e concursos criaram seus próprios protocolos, como é o caso da Cup of Excellence. Porém, o Protocolo SCA é o padrão mundial para a classificação de cafés de qualidade.
Afinal, quantos pontos tem esse café?
Leia Mais Aqui.
5) Vale a Pena Pagar Mais Caro por um Café Especial?
Quando olhamos para um produto diferente e mais caro sempre nos questionamos: Vale a pena pagar mais por ele? Os benefícios a longo prazo valem a pena (Fig 5)?
Nesse post, querido(a) leitor(a), você encontrará os benefícios de trocar o seu cafezinho tradicional e amargo do dia-a-dia por um alimento de qualidade e quais as principais vantagens dessa mudança na sua qualidade de vida e na saúde.
Embarque nesse passeio saudável conosco:
Leia Mais Aqui.
6) A Vida Precisa ser Amarga? A Relação Entre o Café Especial e o Açúcar
Muito se fala em relação a colocar açúcar no café especial, seria uma lenda que o açúcar atrapalha na degustação desses grãos nobres? Venha conosco e confira as razões que fazem o brasileiro adoçar o cafezinho (Fig. 6) e quais as razões históricas para esse hábito.
Ao final, vamos propor um método infalível para você descobrir se deve adoçar seu cafezinho, acompanhe:
Para entender a necessidade que o brasileiro tem de colocar açúcar no café, é necessário entender de onde vem esse hábito, seu contexto histórico e outros fatores de influência.
Leia Mais Aqui.
7) Aprenda a Fazer Café Especial em Casa
Para você que acredita que o ramo de cafés especiais é só para baristas experientes e que sente a vontade de ter uma bebida agradável preparada com as próprias mãos ao seu modo, temos uma boa notícia: Você pode fazer isso no conforto do seu lar!
Se você é entusiasta de cafés e tem vontade de preparar essas maravilhas no conforto do seu lar, possivelmente já se deparou com a pergunta: Eu sei passar um café tão diferente?
Para responder essa dúvida elaboramos um post que vai auxiliar na vida dos iniciantes na arte de extrair a magia líquida em xícaras com apenas 7 etapas (Fig. 7).
Vamos deixar Bauman de lado por enquanto e apreciar as coisas líquidas que realmente importam.
Leia Mais Aqui.
8) Mais Dicas Para Fazer seu Café Especial
Todos gostamos de um bônus, não é verdade? Se você leu o item 7 acima, ou já sabe o básico do preparo dos Cafés Especiais, vamos deixar um convite para as nossas dicas de como fazer café Especial em outros métodos (Fig. 8), quais instrumentos podem ser usados para o preparo, quais as boas práticas nas escolhas dos melhores grãos, dentre outras dicas.
Prepare-se para ganhar novas habilidades no preparo dessa magia líquida presente nas manhãs dos brasileiros com nossas dicas de como fazer café especial em casa!
Já se perguntou a razão do seu cafezinho feito em casa nunca sair igual ao da cafeteria? Mesmo o coado na cafeteria parece diferente, um aroma característico, um sabor diferenciado e outros indicativos que fazem aquela xícara saltar aos olhos.
Existem alguns segredos que vamos compartilhar aqui que ajudam a melhorar a qualidade geral do café na xícara.
As dicas aqui vão te ajudar a melhorar a qualidade da sua bebida e proporcionar uma melhor compreensão de modificações do método tradicional, ao invés de simplesmente derramar água quente sobre o pó.
Se você está procurando como coar café, use nosso guia do Modo de Preparo. Confira nossas 7 Dicas de Como Fazer Café Especial em Casa:
Afinal, como eu preparo esse tal de Café Especial?
Leia Mais Aqui.
9) Tenha Esse Material Sempre ao Alcance
Elaborar todo esse material nos custou 1 ano para ser escrito e está disponível de maneira gratuita para você consultar a qualquer momento para saciar a sua curiosidade sobre o que são cafés especiais. Gostaríamos de pedir 10 segundos do seu tempo para assinar a nossa Newsletter e não perder esse material:
É uma honra ter você conosco, queremos que fique!