Em caso de dúvidas, entre em contato pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor:

Encontre a Tostati nas Redes Sociais:

O Café nos Desenhos

Especial do Dia das Crianças – 4 Histórias sobre o Café nos Desenhos

O café é um alimento presente no ambiente familiar e é impossível para nós deixarmos o Dia das Crianças sem uma coletânea sobre o café nos desenhos!

Vamos trazer ao longo desse texto cenas onde o café tem uma característica marcante: o encontro com a realidade

1) Sword Art Online

Em Sword Art Online temos uma cena onde o Kirito sai em busca de informações sobre o suposto paradeiro da Asuna, que era mantida em uma espécie de cativeiro virtual e a impedia de despertar, logo no início do segundo arco da série.

Nessa cena (Fig. 1) vemos o Agil, em seu bar na vida real, o Dicey’s Cafe, servindo uma xícara ao seu amigo enquanto fornece mais detalhes sobre a imagem misteriosa capturada dentro de uma realidade virtual.

Especial Tostati Dia das Crianças - O café nos Desenhos - SAO

Fig. 1: Dicey’s Cafe e o encontro na realidade – SAO.

Aqui temos uma alusão ao fato de que o café geralmente é retratado como a conexão com a realidade. Vale lembrar que dentro de Aincrad não existia café, ao menos nunca foi exposto em nenhuma cena, mas nas primeiras cenas na realidade lá estava ele, como um marco que separa o imaginário do real

Vale lembrar que a primeira temporada de SAO é a mais famosa da série justamente por se passar em um ambiente virtual com regras parecidas com as da Matrix.

2) Tokyo Ghoul

A temática envolvendo o café aqui é a maior de toda a lista e não por engano, Tokyo Ghoul se destaca com uma história repleta de reviravoltas regadas com muito café!

No universo de Tokyo Ghoul (Fig. 2), o café representa o único sabor que é igualmente apreciado por humanos e ghouls; Isso ambienta diversas cenas dentro da cafeteria Anteiku.

A fidelidade ao ambiente das cafeterias é um diferencial em Tokyo Ghoul.

Fig. 2: A fidelidade ao ambiente das cafeterias é um diferencial em Tokyo Ghoul.

Além do ambiente fiel às cafeterias existem conceitos extraídos com esmero, como por exemplo, a cena na qual o gerente Yoshimura explica que até grãos não tão bons podem fornecer cafés apreciáveis, mas grãos ruins jamais fornecerão um sabor agradável.

Outros conceitos apresentados na série foram extraídos das práticas de baristas, como adicionar a água lentamente em formatos circulares com uma chaleira do tipo bico de ganso.

Com um trabalho intenso em cima do desenvolvimento dos personagens que encaram seus medos e inseguranças, abandonam posturas neutras para ficarem mais alinhados com seus valores pessoais, a série é um convite para o espectador à autorreflexão, algo como um café consigo mesmo(a).

3) Death Note

Death Note pode ser explicado em uma única linha pela sentença maquiavélica:

Dê poder a um homem, e verás quem ele é!

Essa frase foi elaborada há mais de 500 anos e figura dentre as mais atuais, quando não se pode afirmar sobre a personalidade de uma pessoa até que ela tenha poder em suas mãos.

Em Death Note temos a história de um jovem que encontra um caderno peculiar, capaz de pôr fim à vida das pessoas que tiverem seus nomes grafados nele.

Com um complexo messiânico, o protagonista começa a exterminar prisioneiros sentenciados por crimes bárbaros, ganhando o apoio da população; porém, quando se sente perseguido, começa a atacar qualquer um que se oponha à sua vontade.

Nesse meio, temos a figura de L, um enigmático detetive dotado de inteligência incomum e extremamente cauteloso que entra na trama para solucionar o caso (Fig. 3).

O café nos Desenhos - Death Note - Tostati

Fig. 3: L e seu café com açúcar, ou seria açúcar com café?

Os modos de L são um tanto quanto incomuns, porém, para os amantes de café não poderiam existir cenas mais agoniantes do que as que L adoça seu café. São diversos cubos de açúcar em apenas uma xícara!

Com olheiras profundas geradas pelas inúmeras noites em claro, L é um personagem diferenciado e que bebe diversas doses do seu café bem docinho. Talvez fosse correto afirmar que ele adiciona café ao açúcar e não o contrário.

De todo modo, é uma série que nos chama a atenção para a pergunta: “Se você tivesse o poder em mãos, usaria para o benefício dos outros, ou para satisfazer seus próprios desejos?”.

4) Attack On Titan

De todas as voltas e reviravoltas que acontecem em Attack on Titan, uma das mais surpreendentes aparece em um episódio com a revelação sobre uma bebida negra desconhecida pelos habitantes da ilha Paradis.

Nós sabíamos como telespectadores que a humanidade estava privada de sua liberdade fora das muralhas, mas não fazíamos ideia da extensão dos seus limites, acreditando que eram apenas físicos.

Durante uma missão de exploração (Fig. 4.1), Armin faz a descoberta sinistra! Algumas canecas metálicas, uma prensa francesa e restos de um líquido preto abandonados por habitantes de além das muralhas deixam a tropa de exploração confusa.

O Café nos desenhos - Armin e a descoberta do café - AoT

Fig. 4.1: O que seria o líquido preto desconhecido pelo povo de Paradis? Nesse momento fica claro que as restrições não eram apenas físicas, mas que aquele povo também havia sido privado de sabores fantásticos.

Em outro episódio temos um flashback no qual Zeke aparece com Reiner e Bertolt em uma última pausa antes de entrarem em ação (Fig. 4.2):

O Café nos desenhos - O brinde de Zeke, Reiner e Bertolt com café - AoT

Fig. 4.2: O brinde de Zeke, Reiner e Bertolt com café antes de iniciarem o ataque.

Vale notar as regalias que o exército de Marley tinha à disposição, além dos alimentos e vinhos, equipamentos para o preparo do café no local (Fig. 4.3):

O Café nos desenhos - AoT

Fig. 4.3: Afinal, é comum encontrar um moinho de café gourmet em pleno campo de batalha, não é mesmo?

A série trabalha intensamente com a modificação do mito da caverna de Platão. Na alegoria original, os prisioneiros da caverna que rejeitam a opção de enfrentar a realidade não sofrem com  as consequências de sua própria ignorância, mas em Shingeki no Kyojin isso é diferente.

A série apresenta a releitura mais atual do mito da caverna quando deixa claro que cada escolha carrega suas consequências, sem a existência de personagens unidimensionais, puramente bons ou ruins, fazendo com que o telespectador se encante observando o desenvolvimento de um protagonista Shonen dentro de uma série estritamente Seinen.

Na história de Attack On Titan a humanidade decidiu viver em segurança em uma espécie de gaiola, protegida por imensas muralhas como gado na ignorância sobre a origem das criaturas que os caçavam fora de sua prisão, até que um dia são surpreendidos com uma invasão, forçando-os a migrarem para camadas mais internas da gaiola.

Após sofrer perdas a ponto de não conseguir se manter com os recursos disponíveis, a humanidade se vê obrigada a expandir seus limites, simbolizados pelas muralhas, a cada tentativa de retomar seus territórios, também são descobertas novas realidades sobre o mundo onde vivem.

Desse modo, temos a ideia de realidades dentro de “cascas”, sendo que cada descoberta revela uma camada mais externa que envolvia a anterior, como se fosse possível explorar uma cebola de dentro para fora.

A ideia de se olhar o mundo a partir de diversos prismas não é exclusiva de Attack on Titan e foi extensamente abordada em outras séries e filmes, como por exemplo, História sem Fim, Matrix e A Origem (sonhos dentro de  camadas de sonhos).

No clássico de 1984 – História sem Fim é apresentado o conceito de histórias dentro de histórias, na qual um garoto encontra um livro misterioso e se envolve ao ponto de descobrir que o livro que lhe prendia tanto a atenção, era sobre ele:

O café nos Desenhos - história sem Fim

Fig. 4.4: Momento no qual a Imperatriz Menina revela a verdade para Atreyu sobre as camadas das histórias.

Já no clássico de 1999, Matrix, temos o conceito de uma realidade virtual dentro da realidade do mundo das máquinas, que controlam tudo segundo o código do Arquiteto. Nesse ponto temos algo parecido com SAO, inclusive no ponto que a vida pode ser encerrada em qualquer uma das realidades.

O corpo não sobrevive sem a mente. – Morpheus

5) Nosso presente do Dia das Crianças

Se você cresceu em uma época na qual não haviam smartphones insistentes com notificações ao raiar do dia, deve se lembrar das suas manhãs com nostalgia, cheias de momentos marcantes com sua família.

Nós aqui da Tostati acreditamos que existem diferentes formas de amar, inclusive as não verbais. Quando você escolhe um estilo de vida mais saudável, permite que aqueles que te querem bem desfrutem da sua companhia por mais tempo.

Nos exemplos dos desenhos acima, tanto em Tokyo Ghoul, quanto em Attack on Titan, os protagonistas perderam membros importantes de suas famílias (Fig. 5). Nesses dois casos, essa foi a força maior para a mudança e maturação forçada dos personagens, ambos queriam poder desfrutar de um crescimento mais saudável, porém isso não foi possível.

Eren & Kaneki compartilham da mesma força de vontade.

Fig. 5: Eren & Kaneki compartilham do mesmo impulso inicial.

Do mesmo, queremos nossos pais por mais tempo em nossas vidas, assim como nossos filhos esperam que nós também coloquemos algum esforço em nossa saúde para viver mais e possamos compartilhar mais momentos com eles.

Queremos que você aproveite esses momentos e desfrute de uma vida longa ao lado de quem é especial para você e esteja lá para os baixinhos quando eles precisarem.

Por acreditar em momentos assim, vamos te dar a oportunidade de ter um café de origem familiar, saudável, saboroso e de aroma incrível para deixar as suas manhãs deliciosas, de quebra você vai receber um cupom de desconto do Dia das Crianças para usar no nosso site.

São 20% de desconto em produtos! Use o Cupom de desconto abaixo, mas atenção! Esse código só pode ser utilizado até o dia 22/out:

 

 

Clique no cupom para acessar nossa loja online. Não esqueça de anotar o código do cupom.

Nesse próximo dia das Crianças, nós aqui da Tostati desejamos que você aproveite ao máximo os momentos com quem você ama.

Se ao invés disso, preferir receber esse cupom no seu e-mail, informe-o abaixo e enviaremos no dia 12:

    Postar um Comentário