A Relação Custo-Benefício do Café Especial
Nesse post você vai entender que o preço dos cafés especiais é um fator de pouca relevância se você entende os riscos associados ao uso diário de cafés de baixa qualidade e como os benefícios do café especial podem ajudar a apreciar uma vida mais saudável, confira:
1) A percepção do consumidor em relação ao custo-benefício do Café Especial
O cliente que não está acostumado com o café especial, ou desconhece a cadeia produtiva desses grãos e os benefícios dessa bebida muitas vezes deixa de apreciá-la justamente pelo preço que lhe parece desproporcional.
Parte do preço está relacionado ao maior custo com embalagens, ao fracionamento e aos requisitos estruturais para manter a qualidade do café durante o ano todo, dentre outros problemas adicionais que não são enfrentados no mercado dos tradicionais.
Ele é mais caro, porém é melhor. Você sente os benefícios logo no primeiro contato.
Essa diferença é ainda maior se o café tiver atrativos sensoriais raros e desejáveis, cafés especiais com sabores diferenciados destacam-se mundialmente por meio de concursos de qualidade de cafés especiais espalhados por diversos países em diversas épocas do ano.
2) As consequências do uso contínuo de cafés de baixa qualidade
Se você já ouviu alguém dizer que sente dores no estômago quando bebe café, pode ter certeza que estamos na mesma página. Tomar café pode sim causar desconfortos no estômago, dores e até azia, a famosa queimação!
Mas atenção! Esses problemas geralmente estão relacionados à qualidade do grão, ao armazenamento inadequado e aos outros componentes do pó.
O café de baixa qualidade pode ocasionar queimação, é sempre bom investir em alimentos saudáveis.
Os cafés encontrados no mercado sob os rótulos de “tradicional” e “extra forte” geralmente são misturas com cafés arábica de baixa qualidade e outras espécies, como o robusta e em alguns casos até cascas e sementes.
Alguns cafés apresentam grãos danificados por um besouro conhecido como Broca-do-café. O inseto coloca os ovos no grão ainda em desenvolvimento, as larvas se alimentam do grão verde e deixam canais abertos, esses canais muitas vezes são alvos de infestações de fungos, ganhando coloração verde azulada (Fig. 1). Veja a comparação com os grãos do café especial (Fig 2):
Tudo isso contribui para a perda da qualidade da bebida, mudanças no sabor e consequentes problemas na saúde de quem faz a ingestão desse material.
3) Conhecendo os benefícios do café especial
Os cafés especiais possuem uma diferença marcante em relação aos benefícios da bebida. A escolha cautelosa dos grãos aliada ao perfil de torra desenvolvido especificamente para o lote (no caso de cafés de microlotes) visa obter o melhor sabor dos grãos; ainda temos a vantagem de que esses cafés não possuem outros contaminantes, como milho, cascas e sementes encontradas no pó de café comum.
Desse modo, pessoas que sentem desconforto ocasionado pelo café podem se valer dos especiais para melhorar a própria saúde ingerindo uma bebida de melhor qualidade.
Outra característica dos cafés especiais é que as torras ideais preservam substâncias importantes para a nossa saúde, como os ácidos clorogênicos (Fig 3).
Os ácidos clorogênicos são conhecidos por suas propriedades antioxidantes (capturam radicais livres), ajudam contra a hipertensão, são estimuladores do sistema nervoso central e auxiliam na queima de calorias se associados ao treino.
Um estudo japonês com café Bourbon brasileiro comercial mostra que os ácidos clorogênicos estão presentes em porcentagens diferentes, quando a torra é mais leve (4,6%), média (1,3%), ou escura (0,5%). Esse estudo também nos informa que a quantidade de ácidos clorogênicos também varia dependendo da espécie e do cultivar de café.
Quanto mais escura a torra, menor a quantidade desses ácidos antioxidantes benéficos à saúde.
Em relação à acidez, não é comum desenvolver problemas no estômago por conta da acidez do café especial, apenas alguns cafés de torra clara e de origens montanhosas apresentam níveis de acidez que chegam a incomodar.
Outro benefício dos cafés especiais são as experiências degustativas, nada de dizer que café é tudo igual! Isso faz parte de um passado remoto no qual os brasileiros não valorizavam as diferenças das regiões produtoras de café e essas características desapareciam em torras tão escuras quanto carvão.
Cafés especiais possuem uma quantidade enorme de possibilidades, sabores, aromas, isso sem falar que o sabor muda conforme o método de preparo!
O café especial quase sempre incentiva a agricultura familiar: Quando você compra café especial de famílias que praticam a agricultura familiar, de modo sustentável, você incentiva a produção de alimentos de qualidade por meio da valorização do produtor. É uma das formas pelas quais você faz a diferença na vida delas.
Se você também apoia essa causa, assim como a gente, ou se tem seu comércio e deseja revender nossos cafés, dando suporte a essas famílias de produtores, veja a nossa Loja Online, ou entre em contato para compras em maior quantidade. Apoiar quem precisa faz bem para ambos os lados, é só usar o botão abaixo:
4) Os objetivos de quem escolhe cafés de qualidade para sua dieta
A utilização do café como estimulante possivelmente data da sua descoberta, afinal, quem não conhece a história do camponês e das suas cabras eufóricas que comeram café?
O avanço da medicina e dos estudos na área da Educação Física apontam que o uso controlado de café também pode fornecer melhores resultados nos exercícios físicos atuando como estimulante, além dos efeitos saudáveis mencionados no item anterior.
Quem lida, ou tenta evitar a diabetes sabe como é difícil tomar um cafezinho sem o açúcar. Quando o objetivo é o controle sobre o açúcar, o café especial se sobressai. Reservamos o próximo tópico para falar da Relação do Açúcar com o Café Especial.
Se você gostou do nosso texto “A Relação Custo-Benefício do Café Especial” e quiser saber quando a próxima parte na nossa série “O que são Cafés Especiais” ficar pronta, é só deixar o seu e-mail abaixo para receber nossas novidades:
5) Confira o nosso próximo texto da série “O que são Cafés Especiais?”
Nesse texto você vai entender a relação entre o café especial e o açúcar, além da razão do brasileiro ter o costume de adoçar o café enraizado na cultura, confira: